Clube de estudo e pesquisa

Encontros: quinzenais

Local: Unimar

Tópicos de discussão: Aprendizagem organizacional; cultura organizacional; organizações que aprendem; estratégia; gestão do conhecimento.

Sub-tópicos de discussão: ambientes de negócio; modelos de gestão; ativos intangíveis; tomada de decisão; crescimento; diferencial competitivo; gestão de processos; business intelligence; AVA – ambientes virtuais de aprendizagem; CHA – competências, habilidades e atitudes; ANT – avaliação das necessidades de treinamento; trabalhadores do conhecimento.

Página de publicações (Blog do Clube): www.colaboratorio.tec.br


Sobre o Programa

O Clube “Aprendizagem e Cultura Organizacional” faz parte do Programa Empreender Ciência da Unimar Business School.

O programa Empreender Ciência visa estreitar as relações entre a nossa graduação e o nosso mestrado profissional (@ppgaunimar ). O estreitamento das relações será feito por meio da inserção de alunos de iniciação científica nos projetos dos docentes do mestrado, o que permitirá que os alunos de graduação trabalhem de forma direta com esses professores e alunos do mestrado.

E qual o motivo do nome Empreender Ciência? “Empreender (pôr em execução; realizar) [a] Ciência”

Além disso, Empreender Ciência sugere uma abordagem inovadora e empreendedora para a pesquisa acadêmica na área, com foco na aplicação prática dos conhecimentos científicos na gestão de negócios e organizações.


Sobre o Clube

O clube “Aprendizagem e Cultura Organizacional” tem como objetivo central o estudo e a produção de trabalhos de iniciação científica ao redor do tema aprendizagem e cultura organizacional enquanto estratégias para a gestão do conhecimento.

Partimos do problema geral de que as constantes mudanças e disrupções no ambiente de negócios no século XXI ajudam a formar um ambiente empresarial em que os trabalhadores estão cada vez mais sobrecarregados e estressados, os consumidores cada vez mais empoderados e a concorrência cada vez mais acirrada, impondo sérios desafios organizacionais. Tal cenário exige novos modelos de gestão e mobilização sistemática de dados, informações, conhecimentos e inteligência (ativos intangíveis) pelos profissionais responsáveis pelas soluções de problemas e tomadas de decisão no negócio.

Diante do exposto, levantamos a hipótese de que é fundamental a atenção na cultura e nos planejamentos estratégicos para a continuidade da existência e crescimento das organizações, fazendo da aprendizagem organizacional um diferencial competitivo, com impactos na gestão dos processos do negócio, nas tecnologias voltadas à educação organizacional e no treinamento e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos trabalhadores do conhecimento.

Com efeito, os estudantes de graduação terão a oportunidade de problematizar e estudar uma variedade de disciplinas de seu interesse, desde a Teoria das Organizações até a Administração Mercadológica (Marketing), sob a perspectiva do construto da aprendizagem e cultura organizacional como abordagem simbólica fundamental pela qual as mudanças estratégicas podem vir a acontecer de fato junto aos trabalhadores do conhecimento, alinhando a cultura da aprendizagem, a estratégia e os objetivos do negócio.