Orientações acadêmicas

Principais orientações acadêmicas nos Cursos de Administração de Empresas e Recursos Humanos na Universidade de Marília (Unimar).


Iniciação científica (PIIC-Unimar): “O impacto ético do neuromarketing nas decisões de compra” (2024).

Autora: Isabela Giralde. Curso: Administração de Empresas. Resumo: A presente pesquisa explora o neuromarketing na interseção com a inovação não tecnológica, como a inovação de processos e a governança. A inovação não tecnológica está intrinsecamente ligada à maneira como as organizações utilizam o conhecimento e as informações coletadas sobre o comportamento dos consumidores. O neuromarketing, ao fornecer insights detalhados sobre as reações cognitivas e emocionais dos consumidores, oferece uma ferramenta poderosa para apoiar essas inovações. No entanto, é essencial problematizar a utilização dessas técnicas ao examinar suas implicações éticas, questionando como essas práticas podem impactar a autonomia dos consumidores e a responsabilidade social das empresas. Essa análise crítica visa assegurar que as inovações em processos organizacionais sejam conduzidas de forma ética e responsável, promovendo não apenas a eficiência, mas também a justiça e a transparência. Palavras-chave: Neuromarketing. Autonomia do Consumidor. Ética. Tomada de Decisão. Inovação em Processos.

Autores: William Silva Lagar; Bruno Igor dos Santos; Nicolas da Silva. Curso: Administração de Empresas. Resumo: O presente estudo objetiva explicar o complexo ambiente do marketing digital, passando pelo e-commerce, geração de conteúdos e redes sociais, com seus conceitos e aplicações práticas dentro das estratégias de marketing. A importância desse estudo inicial está relacionada aos impactos da pandemia do covid-19 nos comerciantes da cidade de Marília. Com o fechamento parcial ou total do comércio em períodos de tempo, esses comerciantes foram arremessados, de modo radical e sublime, no ambiente organizacional dominado pelas tecnologias das Revoluções Industriais 3.0 e 4.0. Com efeito, essa ruptura é o objeto principal do presente estudo. Por conseguinte, particularmente àqueles comerciantes que tinham pouco ou nenhuma atividade mercadológica em ambiente digital,  perguntamos: Do ponto de vista da inovação e aprendizagem organizacional, como ocorreu a tomada de decisão das variáveis mercadológicas, para se adequar ao “novo normal”? Quais estratégias, plataformas e tecnologias foram adotadas no marketing “sem loja”? Quais resultados mercadológicos foram atingidos? Quais impactos socioemocionais emergiram durante o processo de mudança? Assim, a partir do levantamento dessas informações, por meio de pesquisa qualitativa, analisamos e interpretamos os dados com a finalidade de apontar os desgaste emocionais e as lacunas gerenciais deixadas durante o processo. Palavras-Chave: Inovação, Aprendizagem organizacional e Marketing digital.


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Iniciação científica (PIC/EAD-Unimar): “A prática reflexiva de profissionais de educação corporativa em empresas privadas: o contexto semipresencial de um curso de formação” (2021).


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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-Unimar): “Entendendo o método Harvard de negociação e resolução de conflito” (2019).

Autores: Gabriel Ricardo Pires Pinheiro, Igor Gutierrez Samuel e Milena Pereira Fernandes. Curso: Recursos Humanos. Resumo: O processo de negociação está presente no cotidiano de todas as pessoas, sejam elas jovens ou adultas. Diante disso, conhecer os diferentes perfis de negociação é de suma importância para utilizar as técnicas corretas para resolver conflitos. Por essa perspectiva, o presente trabalho tem o intuito de expor as técnicas usadas na resolução de conflitos, tomando como base estudos realizados pela Universidade Harvard. Palavras-chave: Negociação, Perfis, Técnicas e Resolução de Conflitos.


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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-Unimar): “As bases conceituais do processo de negociação e resolução de conflito” (2019).

Autores: Amanda Santos de Morais, Carolina Luisa Ruano da Silva, Eduardo da Silva Dantas e Jessica Fernanda Santos Victorino. Curso: Recursos Humanos. Resumo: Devido às grandes e muitas mudanças que o mundo vem vivendo ultimamente, na parte tecnológica, operacional e principalmente na forma das pessoas agir, pensar e se comunicar, os conflitos nas organizações é algo inerente à cultura organizacional, independentemente do tamanho que seja ou do serviço que ela forneça. Hoje, um dos principais motivos que gera conflito é o modo como as pessoas querem expor a sua opinião, principalmente entre a liderança de um determinado lugar. O que mais pesa é a justaposição da cultura da organização sobre a cultura pessoal de cada colaborador. Internamente, se o presidente, o diretor, o gerente, querem que funcione de uma jeito, mas foge completamente dos princípios e/ou opiniões dos seus líderes, consequentemente gerará um enorme conflito. Resta a equipe em um modo geral, desde o dono, até o colaborador com a função, digamos “mais simples”, e entrarem em um acordo, saber negociar o que será bom para ambas as partes e cabe ao líder mediar essa negociação. Assim, esse estudo tem como objetivo entender esse fenômeno dos conflitos na cultura organizacional, apontar métodos e técnicas de condução de processos de negociação e resolução de conflitos, bem como limitar o papel do líder na condução desses processos visando um ambiente organizacional harmonioso, produtivo e eficiente. Palavras-chave: Conceitualização, Processo de negociação, Conflito e Resolução.