Nesta página, reúno alguns vídeos com entrevistas, bate-papos e trechos das minhas aulas que lhe farão pensar, refletir e agir.
- “Sobre o prejulgamento como obstáculo a criatividade” (2021). Trecho da aula na Unimar sobre o terceiro princípio do Método de Negociação de Harvard, ou Método de Negociação por Princípios. Ao tratar do princípio 3, a saber, “crie opções de ganhos mútuos”, surgem os obstáculos a criatividade. Dentre os obstáculos, está o prejulgamento. Neste trecho, extrapolo a questão do prejulgamento na negociação para relacioná-la com o amor de si, o autoconhecimento, a quebra das crenças limitantes e a criação da nossa autoimagem. Uma metáfora emerge na explicação: a atividade de esculpir, na Grécia antiga, é uma atividade essencialmente de eliminação, de subtração, de tudo aquilo que impede a obra de arte de vir à existência. No caso, nós somos a obra de arte e precisamos fazer uma limpeza dos nossos prejulgamentos.
- “Bate-papo sobre Educação, escola e tecnologia em tempo de pandemia“(2020). Participação nas Lives do professor Ronaldo Arruda. Nessa conversa, debatemos a questão da Educação e da escola em tempos de pandemia, com a obrigatória passagem das aulas presenciais para aulas remotas. Qual o impacto desse movimento na aprendizagem? Como os pais podem ajudar a escola, nesse momento (e vice-versa)? Como “O Banquete” de Platão pode fornecer uma metáfora a relação ensino-aprendizagem? Essas e outras perguntas foram debatidas neste vídeo.
- “Mesa-redonda: impactos do coronavírus ao trabalhador e empresário” (2020). Participação na Mesa-redonda remota com os professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unimar (Universidade de Marília). Com moderação da professora Marisa Rossignoli. Nessa ocasião, analisei os pacotes econômicos internacionais e nacional, de incentivo e apoio aos trabalhadores e empresários.
- “Entrevista sobre a noção de Democracia em John Dewey” (2017). Participação no Programa Contra Ponto (Canal local de Marília/SP), apresentado por Luis Eduardo Diaz. O filósofo John Dewey é notoriamente conhecido como o “filósofo da democracia”. Isso porque ele baseia toda a sua filosofia da educação em princípios e práticas que só podem se desenvolver, crescer, em uma sociedade democrática. Ou, pelo menos, em uma sociedade em democratização. Entre os princípios e práticas que John Dewey defendeu e aplicou em sua filosofia, citamos a reflexão ou investigação filosófica, o interesse na aprendizagem, a visão holística do conhecimento, a ética como um estilo de vida, a participação ativa no processo de ensino, a criatividade imaginativa e a livre aplicação dos resultados da investigação e aprendizagem. Para saber mais sobre a filosofia da educação de John Dewey, sugiro a leitura do meu livro, “Com Ítaca na mente: em busca dos sentidos do ensino“, de 2019 (Poiesis Editora e Amazon).
Confiram outros vídeos na página do YouTube.