O educador casca-grossa: mindfulness e Jiu-jitsu na escola

Professor Beto Nunes - cocriador do Programa Fight & Smart - com meu filho mais velho, Lorenzo.
Professor Beto Nunes - cocriador do Programa Fight & Smart - com meu filho mais velho, Lorenzo.
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Neste artigo, escrevo sobre os benefícios que as práticas de mindfulness e atividades físicas de Jiu-jitsu brasileiro trazem à aprendizagem escolar em tempos de pandemia.

Atualmente, vivemos a crise da aprendizagem do século XXI. Ela está reforçada pelos impactos da pandemia do Covid-19 na aprendizagem.

Meu ponto é: os gestores escolares que entenderem que a questão dos efeitos da relação entre professor e aluno na aprendizagem passa pelo entendimento e aplicação do termo mindfulness na Educação ofertarão um melhor serviço às crianças e seus familiares.

Afinal, o que é mindfulness? Vamos lá. De modo breve, o termo pode ser traduzido por “atenção plena” ao presente. Isto significa atenção aos nossos pensamentos, emoções e sensações visando um bem estar existencial duradouro.

Nesse sentido, mindfulness é um conjunto de práticas que realizamos para o bem estar existencial presente, tais como meditação e Jiu-jitsu.

Práticas mindfulness na Educação

Joana Carvalho, psicóloga educacional portuguesa, decorre sobre os efeitos da introdução de práticas de mindfulness na escola para professores e alunos.

Para ela, o mindfulness contribui com o ambiente de aprendizagem na medida em que ajuda professores e alunos a lidarem com as próprias existências de um outro modo (autoconhecimento). Existência essa marcada por sofrimentos, angústias, incertezas, inseguranças, medos, alegrias, conquistas, entusiasmos entre outras emoções. 

O impacto da introdução dessas práticas na escola modifica o modo como as pessoas estão em sala de aula. Isto é, seu humor, tom de voz e (des)equilíbrio emocional. Portanto, fazer mindfulness é, na verdade, a busca de ser mindfulness.

Com efeito, professores e alunos que tem contato com essas práticas demonstram impactos positivos na redução do stress, na inibição do burnout e na qualidade das relações emocionais, pessoais e familiares. Também traz impactos positivos na promoção do bem-estar pessoal e no desenvolvimento profissional, com foco e direcionamento de carreira. 

Jiu-jitsu como estilo de vida

A filosofia do Jiu-jitsu já está presente na obra milenar Livro das mutações, que traz sabedorias de sábios chineses, como Confúcio, e seus métodos organizados para a busca do autoconhecimento.

Assim, o Jiu-jitsu é uma atividade que prepara para a vida, orientando para um estilo de vida mais saudável por meio do uso eficiente da força mental, física e espiritual. Com efeito, os praticantes de Jiu-jitsu buscam uma vida equilibrada.

Para tanto, é preciso desenvolver continuamente a paciência e o caráter, símbolos de virtude dos primeiros budistas & guerreiros que precisavam se defender dos ataques que sofriam em suas peregrinações.

Por isso, essa arte marcial é reconhecida por técnicas de defesa pessoal, uma vez que a filosofia do Jiu-jitsu implica em ceder à força do agressor, em vez de tentar opor força com força.

Nesse sentido, a prática do Jiu-jitsu traz importantes benefícios se incorporada ao ambiente escolar, especialmente diante dos desafios socioemocionais trazidos pela pandemia do covid-19. É nisso que acreditamos ao desenvolver o Programa Pedagógico Fight & Smart de jiu-jitsu brasileiro na escola.

Seja na grade curricular de educação física seja no contraturno escolar como atividade complementar, seja nas aulas presenciais seja nas aulas remotas (síncronas ou assíncronas), os benefícios do Programa Pedagógico Fight & Smart em período de pandemia e distanciamento social são:

  • Melhora o bem estar e o humor das crianças e adolescentes no dia da atividade, pois podem relaxar por um momento
  • Liberaram hormônios benéficos durante a atividade de Jiu-jitsu brasileiro e meditação, e ainda perdem calorias
  • Cuida da saúde emocional e física dos alunos, do pequenino ao adolescente
  • Contato com a família, pois em muitas atividades, a criança necessita da interação com alguma pessoa para que seja alcançado o objetivo pretendido

Benefícios aos alunos

De tudo isso, estudos recentes começaram a mostrar que há muitos benefícios às escolas que introduziram práticas de mindfulness. Entre elas, a meditação e o Jiu-jitsu permitem o tempo e o espaço para que seus professores e alunos busquem o autoconhecimento e o equilíbrio socioemocional. Isso resulta em impactos positivos na dinâmica e no clima da aprendizagem.

Em suma, o fato de o professor praticar e ser mindful consigo mesmo gera efeitos benéficos aos alunos, e vice-versa. 

By Beto Cavallari

Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Departamento de Graduação em Ciências Sociais Aplicadas na Unimar. PhD em Filosofia pela Columbia University. Mestre em Filosofia pela Columbia University. Mestre em Educação pela Unesp/Marília. Especialista e Bacharel em Administração de Empresas.